Guillermo Piernes
GUILLERMO PIERNES

Home
Home

Autor
Autor

Livro Fatos e Delírios
Hechos y delirios

Contos
Cuentos

Artigos
Artículos

Poesias - Crônicas
Poesias - Crónicas

Índice
Índice

Correio dos Leitores
Correo de los Lectores

Guillermo Piernes
GUILLERMO PIERNES
Fatos e Delírios - Guillermo Piernes
Hechos y delirios
Capitulo 15 - A avô, a peste e a guerra

05/10/2022 00:00




­Capitulo 15 - A avó, a peste e a guerra   (2020)
Quem escreve esta crônica tinha menos de seis anos e a preocupação era então o ritmo de crescimento da população mundial, certamente decorrente de ouvir alguma conversa dos adultos.
Ficava me perguntando para onde iam as descargas de todos os banheiros, pensando no Rio de la Plata, onde de vez em quando me levavam para me deleitar com um mergulho. Questionava se sobrariam campos de futebol com a construção de tantos prédios. Até aí chegavam as preocupações ambientais daquela criança numa grande cidade como Buenos Aires. Resolvi obter respostas com a minha avó paterna catalã, dura, amorosa e sábia.
"Sempre haverá uma praga ou uma guerra que matará muitas pessoas", respondeu La Nona com calma.
Setenta anos se passaram após a resposta de La Nona. Hoje no outono da minha vida, acompanhei a tragédia do povo do Brasil - um dos países com mais mortos no mundo devido a Covid-19 - e dos outros sofridos povos da América Latina devido a essa peste.

Brasil foi o país "com mais mortos" de Covid-19 no mundo, levando em conta a percentagem de óbitos pela peste em relação à população. Brasil, com uma população que significa 2% da população mundial, registrou 11% das mortes. 

La Nona sabia do que estava falando. Sobreviveu à chamada Gripe Espanhola (que surgiu nos Estados Unidos e matou 50 milhões de pessoas), sarampo, varíola, cólera e poliomielite.
Acompanhou a Primeira Guerra Mundial (com 22 milhões de mortos), a Guerra Civil Espanhola. Essa matou um milhão de pessoas passo a passo, à limitação do armamento da época, à exceção do pelo bombardeio de Guernica realizado pela aviação de Hitler, aliada dos franquistas, já em preparação para a Segunda Guerra Mundial.
A avó acompanhou à Segunda Guerra Mundial (com 60 milhões de mortos), as consequências da quebra da Bolsa de Valores de Nova Iorque que espalhou desemprego, alta inflação e fome em quase todo o planeta.
 Amanhã pode haver mais uma guerra? Nas últimas décadas as guerras aconteceram guerras na África e na Europa. Essa possibilidade existe na América Latina?...
Vamos nos vacinar contra esse outro flagelo desmascarando os inimigos da paz. Nunca esqueçamos que o inimigo externo foi o caminho percorrido por vários governos, em diferentes épocas da Humanidade, para que a população retirasse o foco dos reais problemas que atormentavam suas vidas.
Temos um quadro regional preocupante onde:
- Existe fome e cresce o desemprego levando penúria a milhões de latino-americanos.
- Existem figuras nefastas que buscam permanecer no poder a todo custo, sem escrúpulos.
- Existem interesses de potencias que em outras regiões apoiam lados diferentes em conflitos militares, sem confronto direto entre elas.
- Existem fanáticos e seitas religiosas que simplesmente odeiam ou são agressivos com seres de outra fé.
- Existe uma grande massa de ignorantes na população que facilita a manipulação.
- Existe uma exacerbação pública das divergências entre países da região
- Existe um vertiginoso crescimento do armamentismo regional e mundial.
- Existe a corrupção que nunca se importou com vidas.
Seguimos caminhando entre a Civilização e a Barbárie.

Imagem: As consequências da Guerra, Peter Paul Rubens



[ VOLTAR ]
Textos protegidos por Copyright - Guillermo Piernes 2024