Guillermo Piernes
GUILLERMO PIERNES

Home
Home

Autor
Autor

Livro Fatos e Delírios
Hechos y delirios

Contos
Cuentos

Artigos
Artículos

Poesias - Crônicas
Poesias - Crónicas

Índice
Índice

Correio dos Leitores
Correo de los Lectores

Guillermo Piernes
GUILLERMO PIERNES
Artigos
Artículos
Gabriela: A poeta dos beijos - José Fonseca Filho **

06/10/2023 00:00




Gabriela: A poeta dos beijos

de José Fonseca Filho **

Uma demonstração de força, grandeza e suavidade revelam os poemas de Gabriela. Suaves, arrebatados, sequências de demonstrações de equilíbrio e da verdadeira força do amor. Em todos os seus detalhes, explorados sem limites. Essa é uma das eternidades de suas mensagens transmitidas a nós, seres humanos. Acessíveis aos que delas possam entender e desfrutar.
Mensagens de amor com beijos. Não só de paixão, mas de força verdadeira da capacidade de amar e ser presumivelmente correspondido (a). E que disso não necessite para sobreviver, pois sua capacidade de amar sem cogitar de retorno é uma forte demonstração de grandeza. Ela ama, quer ser amada, mas não cogita de dependência para atingir a felicidade.
Gabriela tem grandeza para amar e receber a paixão que estimula sua vivência voltada para os grandes sentimentos humanos. Uma poesia de força é a que exprime em suas manifestações. Com grandeza quase escandalosa, mas na verdade basicamente suave. Não se resiste às manifestações de amor e paixão daquela mulher, que tanto se destacou na expressão de seus valores sentimentais.
Quase insuperável, a poesia dela se destaca pela franqueza das emoções e o complemento da sedução, expostas com a maior naturalidade. Seu amor funciona de forma evolutiva, pela qual é transmitida a seus beneficiários. Amou e declarou - assim se compõe a expressão de sua sensibilidade.
Esta mulher, maravilhosamente pródiga na expressão de seus sentimentos e na revelação de suas mais íntimas paixões, exerceu atividades intelectuais intensas. Também atuou na diplomacia. A chilena Gabriela teve uma vidade largas atividades profissionais, destacando-se em todas elas. Com sua obra literária, foi uma das maiores difusoras e estimuladoras do amor na humanidade. Na convivência entre os seres humanos.
Assim foi contemplada com o prêmio Nobel de Literatura, em 1945 e prosseguiu sua brilhante carreira literária de grande variedade temática, expressa com muita dignidade e força de expressão. Gabriela Mistral, agora aqui integralmente citada, abordou com sua criatividade vários aspectos da vida humana e de seus destaques. Como os disputantes da balada da vida através da poesia, conquistando sentimentos variados.
Gabriela Mistral - oh, Gabi! - foi puro amor na sua vida. Legou uma ampla variedade de temas em suas poesias, com destaque para o amor e os beijos, los besos, sobre o qual discorreu de formas variadas. Sem cerimônia, rica e simpática nos vocabulários. Poucos poetas terão sido tão eficientes neste particular, em relação ao tema como de sua apresentação.
O amor é uma de suas maiores expressões e o beijo, ou melhor, los besos,em seu idioma, está presente em boa parte das obras de Gabriela Mistral. Nos títulos de algumas delas. Criatividade emotiva e corajosa. Vejamos:
"Te recordas do primeiro (beijo)? Indefinível.
Provoca espasmos de emoção terríveis
E leva lágrimas aos seus olhos"
"Há beijos silenciosos, beijos nobres,
Há beijos enigmáticos, sinceros,
Há beijos que se dão sóàs almas.
Há beijos, por proibidos, verdadeiros"
"Há beijos que produzem desvarios
De amorosa paixão, ardente e louca.
Tu conheces bem, são beijos meus,
Inventadospor mim, para tua boca"
E o definitivo:
"Eu te ensinei a beijar: teus beijos frios
São de impassível coração de pedra,
Eu te ensinei a beijar com beijos meus,
Inventados por mim, para tua boca".
Os poemas da Gabriela Mistral enchem a todos de paixão. Não se trata, possivelmente, apenas de sua boca, mas de uma encantada fábrica de beijos.
** José Fonseca Filho é jornalista e pré-poeta
Pintura de Gabriela Mistral - Ignacio Andrés



[ VOLTAR ]
Textos protegidos por Copyright - Guillermo Piernes 2024