Guillermo Piernes
GUILLERMO PIERNES

Home
Home

Autor
Autor

Livro Fatos e Delírios
Hechos y delirios

Contos
Cuentos

Artigos
Artículos

Poesias - Crônicas
Poesias - Crónicas

Índice
Índice

Correio dos Leitores
Correo de los Lectores

Guillermo Piernes
GUILLERMO PIERNES
Artigos
Artículos
A máquina do caos - Guillerrmo Piernes

26/02/2024 00:00




A máquina do caos

Guillermo Piernes­

A leitura do livro "The Chaos Machine" (A máquina do caos) deveria ser obrigatória. O jornalista investigativo do New York Times, Max Fisher, escreveu o mais importante e claro trabalho para entender tanta radicalização no mundo. 
O autor mostra os impactos devastadores e autoritários das midias sociais, desnuda a sede aética de lucro por parte das "big techs". Após a leitura desse livro resulta mais facil entender vários processos que levam a destruição das instituições, a radicalização ideológica e religiosa e a escalada dos conflitos bélicos.
O impacto é muito mais profundo para nossas mentes, nossos sistemas políticos, para as futuras geraçõe do que normalmente pensamos sobre o peso das mídias sociais nas nossas vidas. A especialista Ezra Klein definiu a obra como "um livro essencial para nossos tempos". Essa intelectual americana cresceu acostumada com democracia.
Na América Latina nos estamos forjados em democracias fracas ou ditaduras sangrentas. Eu defendo ser obrigatória a leitura para seguir recebendo salários, pensões, aposentadorias ou para pedir uma cerveja num boteco na periferia do mundo. Será mais facil entender porque vamos sendo envolvidos mais e mais em conflitos gravíssimos, guerras internas e externas, ódio.
A utilização de algoritmos para potencializar discursos discriminatórios é realizado com grande técnica e nenhum compromisso com a verdade ou os fatos, detonando ações violentas quando a mensagem chega para os menos esclarecidos, mostra o livro. Assim fica transparente que é melhor deixar de debater com os fanatizados das redes sociais. 

Alexandre de Morães, do Supremo Tribunal Federal, fez uma perfeita sintese: ?Os poderes de Estado e as Instituições não podem continuar a ignorar essa dura realidade sobre a constante, progressiva e alarmante corrosão que vem sofrendo a Democracia pelo novo populismo digital extremista, sendo necessário o estabelecimento de uma nova e específica legislação que preveja mecanismos de detectação de eventuais arbitrariedades e seletividades negativas no direcionamento de mensagens e que permita o efetivo combate aos ataques massivos de desinformação, notícias fraudulentas e discursos de ódio e antidemocráticos instrumentalizados pelas redes sociais e serviços de mensageria privada.?
"A máquina do caos" é fundamental para cada um decidir para seguir sendo ou não manipulado. Para buscar ser ferramenta para o entendimento ou motor de mais ódio numa humanidade tão próxima da sua destruição.

** Guillermo Piernes -  jornalista, escritor, ex diplomata 
* Imagem - Capa do Livro "The chaos machine"


[ VOLTAR ]
Textos protegidos por Copyright - Guillermo Piernes 2024